Grupos Culturais

Realizador do Projeto Instituto Popular do Recôncavo - IPR BAHI

Grupo de Reisado - Terno das Borboletas

O Grupo ternos das Borboletas desenvolve seu trabalho há mais de vinte anos, com crianças e adolescentes da casa de passagem do município, dos bairros carentes, possibilitando por meio da arte e da cultura salvaguardar a memória do reisado e dos ternos, através de suas lindas apresentações nos bairros da cidade.

Grupo de Capoeira

O Grupo de Capoeira Ginga Bahia da mestre Raquel Leite e do mestre Fazinho, desenvolve um papel social, educacional e de fomento a arte e cultura na cidade de Bom Jesus da Lapa, há mais de 30 anos, salvaguando a memória dos saberes e fazeres, além de permitir o acesso as artes. o grupo desenvolve ações sociais nos bairros carentes da cidade.

Grupo de Baianas Ribeirinhas

O Grupo de Baianas Ribeirinhas foi criado pelo Babalorixá Leandro Delaveiga há cinco anos, e desenvolve um papel social e cultural na cidade de Bom Jesus da Lapa, salvaguardando a memória, os saberes e fazeres da cultura de matriz africana.

Grupo de Dança Africanizar

o Grupo de Dança Africanizar desenvolve um Trabalho junto a jovens e adultos em vulnerabilidade social, possibilitando por meio da dança salvaguardar a memória, o culto aos orixás por meio da muzenza, dos atabaques, dos bailados e da fé.

Grupo Marujada da Chegança

A Fragata Marujada da chegança de Bom Jesus da Lapa, há mais de 100 anos desenvolve um trabalho social, cultural e salvaguarda da cultura na cidade de Bom Jesus da Lapa, uma das maiores representatividades em nosso município, sendo a única ativa em sua categoria, comandada pelo capitão patrão Romualdo Firmino.

Lamentadoras das Almas

O Grupo de lamentadoras das almas, há décadas, no período da semana santa, realiza o cortejo com matracas, entoando orações e benditos, vestidas com túnicas e lençóis brancos, carregando terços e velas, seguem o cortejo até o santuário do Bom Jesus, no horário de meia noite.

Filarmônica Euterpe Lapense

A Filarmônica Euterpe Lapense durantes anos na cidade de Bom Jesus da Lapa desenvolve um trabalho cultural e social, ensinado jovens e adultos, fomentando por meio da arte e da cultura os valores, as melodias e as notas musicais.

Grupo de Reisado da Lagoa Grande

O Grupo de Reisado da Lagoa Grande desenvolve seus trabalhos a mais de cinco anos na sua localidade, permitindo a inclusão, o fomento, e a difusão de sua arte e sua fé,por meio do samba, da catira, dos batuques, das ladainhas, passando a bandeira dos santo reis nos bairros da cidade, este grupo além de salvaguardar a memória cultural trazida pelos seus avós, permite a junção do saber dos mestres junto aos jovens integrantes, fazendo com que não morra sua cultura.

Cia de Teatro D´Ivonildes

A Cia de Teatro D´Ivonildes realiza um trabalho social com jovens e adultos das comunidades carentes de Bom Jesus da Lapa, formando, educando, fomento a arte e a cultura por meio de seus espetáculos culturais, permitindo salvaguardar a memória cênica, os ritos, saberes e fazeres, recebendo o certificado de ponto de cultura pela secretaria de cultura do estado da Bahia.